top of page
WhatsApp-Logo.png

A potência econômica da China central.

  • Lantau
  • 3 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 31 de jul. de 2023


Fonte: GoogleMaps

Quando falamos das grandes metrópoles chinesas, nomes como Pequim, Xangai e Hong Kong vem na cabeça. Alguns até pensam em Shenzhen, a famosa metrópole do sul da China que passou de uma simples vila de pescadores para o centro manufatureiro de 90% de todos os celulares do mundo em apenas 40 anos. Embora esses sejam realmente nomes de peso, é menos conhecida a região da China central, lar de duas cidades que em nada perdem para às citadas anteriormente e que estão no centro da política vigente do Governo da China conhecida como “Economia de Dupla Circulação''.

Estamos falando de Chengdu e Chongqing e vamos mergulhar nos planos do Governo para o desenvolvimento dessa região, plano esse, que ficou conhecido como “Chengdu-Chongqing Economic Circle”.



Panorama geral

O “Chengdu-Chongqing Economic Circle” foi lançado em outubro de 2021 e envolve a cidade Chengdu 成都 (capital da província de Sichuan 四川), 21 distritos de Chongqing 重庆 e 14 cidades de Sichuan. Apenas essa região representa um PIB de $1 trilhão de dólares, com uma população de 96 milhões de pessoas e uma área na faixa dos 185.000 KM².

A região se tornou um dos focos das novas políticas de Dupla Circulação pelo seu potencial econômico e por uma antiga luta da China de equiparar os níveis de desenvolvimento de suas áreas costeiras com o oeste do país, região que, historicamente, sempre apresentou índices mais baixos de desenvolvimento, devido ao acesso difícil e a distância com os outros grandes centros.

A essência do plano é integração regional, criando uma espécie de ecossistema de interdependência que potencialize o que cada área tem de melhor.

Chongqing, por exemplo, deve se tornar um centro nacional de manufatura avançada e também o centro financeiro do oeste da China, assim como um hub internacional de transporte. Já Chengdu, tem como objetivo tornar-se um centro econômico com foco em gestão e planejamento de indústrias de alta tecnologia, além de serviços e um polo cultural, dando suporte à indústria pesada na cidade vizinha.

A meta para término do projeto é 2035 e também devemos ver um reduzido custo institucional para as empresas que se estabelecerem na região, além de uma integração com as FTZ’s (Free Trade Zones) locais já existentes, facilitando a entrada de capital estrangeiro.


Fonte: https://home.hktdc.com/

Indúsrias-alvo


Em termos de indústria, o foco será em computadores, comunicação e outros equipamentos eletrônicos em geral, que já são a base da indústria local. Esses setores já representam 24,3% e 29,1% da produção industrial de Chongqing e Chengdu respectivamente.

No setor de serviços, empresas do setor financeiro terão uma grande abertura, já que o setor hoje, já cobre 8,9% e 11,9% dos PIBs das duas cidades.

Por último, vale destacar o potencial para desenvolvimento de negócios na área de energias renováveis que a região apresenta. Chongqing abriga a maior usina hidrelétrica do mundo, Três Gargantas, e a região está situada próximo à nascente do rio Yangtze, um dos dois principais rios da China. O que isso significa? Simples. A região terá muita pressão para manter ações de preservação ambiental no centro de suas políticas, além das características geográficas necessárias para o desenvolvimento de novos negócios no setor.


Conclusão


O governo chinês, historicamente, sempre teve muita preocupação no desenvolvimento do oeste do país. Essa preocupação visa, acima de tudo, diminuir o fluxo de pessoas para os grandes centros das regiões costeiras e gerar problemas urbanos, muito bem conhecidos no Brasil. Dessa forma, esses planos objetivam potencializar vantagens específicas de cada região, de cada cidade, para que a economia local se desenvolva de forma sustentável e sólida.

No caso do “Chengdu-Chongqing Economic Circle”, acreditamos que as indústrias citadas acima terão muito espaço e incentivos para se desenvolverem, gerando um grande número de oportunidades para os que souberem aproveitar.


 
 
 

Comments


Mengzi Road 757, 36th floor, Huangpu District, Shanghai, China PingAn Riverside Financial Center

上海市黄浦区蒙自路757号36楼平安滨江金融中心

 

contato@lantau.com.br

logo -01.png

© 2024 Lantau Business Answers

bottom of page