top of page
Buscar
  • Lantau

INSPEÇÃO DE CARGA O SUCESSO DA SUA IMPORTAÇÃO.

Atualizado: 31 de jul. de 2023


Fonte: siq.com.br

Uma das maiores preocupações dos importadores é com relação a conformidade de sua carga. Se o produto comprado está de acordo com as especificações solicitadas e acordadas. Essa preocupação é mais que pertinente, uma vez que os importadores normalmente pagam antecipado por suas cargas, mesmo antes do exportador produzir, para que somente depois do embarque e chegada no Brasil, ateste se os itens comprados estão em conformidade.

É uma situação de risco e para minimizar os possíveis problemas duas ações preventivas devem ser tomadas:

1. Contratação de um seguro internacional - garante que em caso de avarias, roubos ou outros problemas ocasionados por terceiros, o importador seja ressarcido.

2. Inspeção de pré-embarque: ainda mais importante, pois garante a conformidade da carga antes da saída da mesma do país de origem. É também uma grande oportunidade para conhecer melhor o fornecedor suas instalações, outros produtos e gerar um efeito positivo na ampliação da parceria.

Embora existam diferentes tipos de inspeções e vários aspectos a considerar, todas as inspeções têm em comum a necessidade de garantir que os requisitos definidos sejam cumpridos. Medir, testar, examinar as características do produto comprado.

Alguns aspectos são importantes para que não ocorram problemas no desembaraço da carga no seu destino.

1. Verificar se os produtos foram produzidos de acordo com as especificações e qualidade solicitadas pelo importador. Este trabalho pode ser realizado por inspeção total da carga ou pelo método de amostragem Acceptable Quality Level- AQL que define o nível de qualidade aceitável para possíveis defeitos nos produtos em uma amostragem aleatória. Acompanham a vistoria vídeos, fotos que comprovam a integridade ou não da carga.

2. Averiguar se os dados da marca de remessa colocados na parte exterior de cada caixa conferem com as informações do PackList. Informações como:

  • peso bruto;

  • peso líquido;

  • número do lote;

  • metragem entre outros conforme o tipo de carga.

3. Conferir o tipo de embalagem quanto ao material constituinte com o objetivo de identificar a necessidade de fumigação prévia ao transporte e correspondente certificado. Caixa feitas de madeira processada, não necessitam de fumigação, porém caixas confeccionadas em madeira natural é exigido o certificado de fumigação. Fumigação é um tratamento químico para controle de pragas visando a desinfestação de materiais, objetos, instalações.



Como mencionado anteriormente estes são alguns dos aspectos a serem verificados na inspeção de pré-embarque, porém, dependendo do tipo de carga são necessários outras checagens como, por exemplo, testes de espectrometria para análise de metais.

Independente do tipo de carga que você está importando é necessário, uma verificação do produto acabado no local de origem para assegurar a integridade e os requisitos de conformidade combinados. A inspeção de pré-embarque evita surpresas quando a carga chega no Brasil.

Se você já está importando e quiser uma inspeção de pré-embarque entre em contato. Nossa equipe na China terá o maior prazer em poder te ajudar.

19 visualizações0 comentário

留言


bottom of page