top of page
Buscar
  • Lantau

O Ano Novo Chinês está se aproximando: saiba o que isso impacta no seu negócio.



O feriado do Ano Novo Chinês ou CNY (Chinese New Year na sigla em inglês) está se aproximando. Em 2023, o feriado terá 7 dias e irá de 21 até 27 de janeiro, sendo o primeiro ano novo, desde 2019, que não terá restrições de deslocamento dentro da China, impostas, nos anos anteriores, pelas políticas de controle à pandemia.


Histórico

O Chinese New Year ou Lunar New Year é o ano novo de um calendário cujos meses são contados a partir das fases da Lua, popularmente conhecido como Calendário Lunar, apesar de ter nomes variados de local para local.

Apesar de ser amplamente conhecido como Ano Novo Chinês, esse feriado é celebrado em várias outras partes do mundo, principalmente na Ásia, e por diferentes culturas. O costume tem origem na China Antiga e hoje está presente no leste da Ásia (China e as Coreias), nos calendários hindu-budistas do sul e sudeste asiáticos, além dos calendários islâmico e judaico do Oriente Médio.

O feriado em si, na China, é chamado de Chunjie 春节, ou, Festival da Primavera, por marcar o fim do inverno, e tem função social similar a do natal no ocidente cristão: um momento, talvez o único do ano, que as famílias se reúnem. Sua longa duração (7 dias) permite que todos voltem para suas cidades-natal independente da distância.

Todos esses fatores combinados conferiram ao Ano Novo Chinês o título de “Maior migração humana da história” e, segundo o Ministério dos Transportes da China, são esperadas em torno de 2 bilhões de jornadas no feriado de 2023.


Impacto nos negócios

Mas qual é o impacto direto desse feriado nas cadeias de abastecimento globais? O impacto mais importante é que, devido à importância cultural do Ano Novo Chinês na cultura Chinesa e sua longa duração, a maioria das empresas paralisa completamente suas operações durante esse período, principalmente fábricas, que tendem a ter no seu quadro de colaboradores pessoas de diferentes partes do país.

Quem está acostumado a fazer negócios com a China talvez já tenha percebido que, muitas vezes, as empresas encerram suas atividades antes da data oficial de início do feriado e só retornam depois do término. Isso é feito como benefício extra aos colaboradores da empresa e fica a critério de cada empresa.

A paralisação das fábricas gera falta de estoques, aumento de backlogs e desaceleração da atividade econômica em todo o mundo, que depende da China para o abastecimento de mercadorias. Estoques caem, preços sobem e esse é, historicamente, um período de maior complexidade para todas as indústrias.

Para empresas que atuam direta ou indiretamente com fornecedores chineses, é sempre aconselhável colocar o feriado do Ano Novo Chinês no seu calendário e fazer seu planejamento de estoque de acordo com as datas de cada ano, pois não são as mesmas.


12 visualizações0 comentário

留言


bottom of page