Com a aproximação do final do ano é natural que as empresas comecem a fazer uma retrospectiva do ano que passou e previsões para o ano seguinte.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o PMI (Purchasing Managers’ Index), como é calculado, qual é a sua importância e o que esperar dos números da economia chinesa para 2022.
Definição
O PMI é um índice que mensura mudanças nas atividades econômicas do setor industrial e é medido mensalmente. Ele é usado para expressar a direção das tendências econômicas dos setores industrial e de serviços, ou seja, se as atividades estão expandindo, retraindo ou estáveis.
Fórmula de cálculo
A base de cálculo do PMI são pesquisas realizadas mensalmente com empresas de diversas áreas do setor industrial e de serviços, nos EUA, por exemplo, são usadas empresas de 19 indústrias consideradas estratégicas para a economia americana.
Nessa pesquisa avalia-se a situação de cada empresa em 5 critérios básicos:
Novos pedidos;
Níveis de estoque;
Níveis de produção;
Entregas de fornecedores;
Emprego.
A avaliação é simples, apenas verifica-se se os números apresentados pela empresa em cada critério são maiores, menores ou iguais quando comparados aos números do período anterior. Por exemplo: observa-se se uma determinada empresa teve aumento, retração ou manutenção no número de novos pedidos de clientes no mês de setembro em relação ao mês de agosto.
De posse dessas informações, utiliza-se a fórmula abaixo para cálculo do PMI de um país:
PMI = (P1*1) + (P2*0,5) + (P3*0)
Sendo:
P1 = percentual dos respondentes que reportaram melhorias
P2 = percentual dos respondentes que não reportaram mudanças
P1 = percentual dos respondentes que reportaram deterioração
O resultado dessa equação é um índice que vai de 0 a 100 e são lidos da seguinte forma:
Valores acima de 50 = expansão da atividade industrial
Valores iguais a 50 = manutenção da atividade industrial
Valores abaixo de 50 = retração da atividade industrial
Importância do PMI
O índice é importante, pois afeta as decisões de negócios, uma vez que ele é um reflexo das tendências econômicas atuais. Exemplo: uma indústria automobilística faz compras junto aos seus fornecedores com base em uma expectativa de pedidos dos seus clientes em um período futuro. O PMI ajuda na previsão do número de pedidos e, por consequência, no pedido que será feito junto aos fornecedores.
O PMI da China
No gráfico abaixo, podemos ver o desempenho do China Caixin Manufacturing PMI desde o final de 2017, medido mês a mês.
Fonte: tradingeconomics.com
O gráfico ilustra de forma bem clara o impacto da pandemia (no início de 2020 quando o índice atingiu sua mínima histórica de 40,3) e também dos lockdowns frequentes que seguem sendo implementados na China esse ano, em decorrência da política da COVID-zero, com destaque para o lockdown de Shanghai, que ocorreu entre abril e maio de 2022.
A expectativa segue sendo de instabilidade na atividade industrial para o curto prazo, uma vez que o governo chinês ainda não forneceu sinais concretos de quando o relaxamento das medidas restritivas dentro do país deve acontecer. É esperado indicativos da direção que será seguida após o término do 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China, que acaba dia 23 deste mês.
Por enquanto o mercado segue em stand-by e as empresas se mostram mais cautelosas, com redução do número de entregas de fornecedores e estoque das empresas.
Comments