top of page
Buscar
  • Lantau

Perfil China - Anhui 安徽

Atualizado: 31 de jul. de 2023

No Perfil China deste mês, trazemos a província de Anhui, uma das integrantes da Zona Econômica do Delta do Rio Yangtze, a região mais rica da China e uma das bases industriais mais fortes dos segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.



Dados gerais e histórico

Localizada entre os rios Huai e Yangtzé, Anhui é uma província com 63,65 milhões de habitantes, a oitava maior população da China e a 11ª em termos de PIB. A região era conhecida como Wan 皖 desde o Período da Primavera e Outono (722-481 a.C), devido ao Monte Wan situado no local.

O conceito de Anhui veio a surgir mais tarde, no sexto ano do reinado do Imperador Kangxi (1667) da Dinastia Qing (1636-1912) proveniente da junção dos nomes de Anqing 安庆 e Huizhou 徽州, hoje conhecida como Huangshan 黄山. Ainda durante a Dinastia Qing, Anhui teve um papel muito importante no Movimento de Auto fortalecimento, movimento social de reformas políticas radicais iniciadas após os desastres das Guerras do Ópio, tornando-se uma das áreas com pensamento mais liberal e progressista, gerando grandes pensadores e figuras de influência como Chen Duxiu (1879-1942), fundador do PCCh e primeiro secretário-geral do partido entre 1921 e 1927.

Fonte: Wikipedia

Em 1938, Chiang Kai-shek (1887-1975), então presidente da República da China, destruiu as barragens do Rio Amarelo, no norte de Anhui, em uma tentativa de parar o avanço das tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial (1937-1945). Estima-se que entre 500.000 e 900.000 chineses morreram no incidente, junto com um número ainda hoje indeterminado de soldados japoneses.

Após o fim do conflito, a capital da província foi movida para Hefei 合肥, então uma pequena cidade, que passou a receber grandes investimentos para aceleração do crescimento, tornando-se uma das 25 maiores cidades da China em 2010.

Fonte: Wikipedia

Economia


Uma das taxas de crescimento mais rápidas na década de 90 foi a de Anhui e a província passou a ser parte da Zona Econômica do Delta do Rio Yangtze em 2010, a região mais rica da China, juntamente com Shanghai 上海, Zhejiang 浙江 e Jiangsu 江苏.

No âmbito do agronegócio, Anhui produz trigo e batata doce no norte da província e trigo e arroz na região sul. Já no campo dos recursos naturais, Anhui é produtora de ferro na região de 马鞍山, carvão em 淮南 e cobre em 铜陵.

No campo da indústria Anhui abriga um parque industrial altamente diversificado: a sede da montadora Chery fica na cidade de Wuhu 芜湖, além de plantas das maiores fabricantes de eletrodomésticos como Whirlpool, Haier, Hisense, Gree, Royalstar e Meling.


Fonte: Wikipedia - Vista panorâmica de Huangshan

Integrando a zona econômica mais poderosa da China, Anhui normalmente é a parte esquecida do Delta do Yangtze, eclipsada pela potência econômica de Shanghai, Zhejiang e Jiangsu. Em 2017, o PIB de Anhui era apenas metade das províncias vizinhas, mas de qualquer forma, a província apresenta um parque industrial dos mais diversos do país, uma rede de infraestrutura completa que, junto com a proximidade dos portos de Shanghai e Ningbo 宁波, torna a província uma excelente escolha para estabelecimento de indústrias com boa localização e custos mais baixos do que as regiões vizinhas.

74 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page