top of page
Buscar

Perfil China - Anhui 安徽

Lantau

Atualizado: 31 de jul. de 2023

No Perfil China deste mês, trazemos a província de Anhui, uma das integrantes da Zona Econômica do Delta do Rio Yangtze, a região mais rica da China e uma das bases industriais mais fortes dos segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.



Dados gerais e histórico

Localizada entre os rios Huai e Yangtzé, Anhui é uma província com 63,65 milhões de habitantes, a oitava maior população da China e a 11ª em termos de PIB. A região era conhecida como Wan 皖 desde o Período da Primavera e Outono (722-481 a.C), devido ao Monte Wan situado no local.

O conceito de Anhui veio a surgir mais tarde, no sexto ano do reinado do Imperador Kangxi (1667) da Dinastia Qing (1636-1912) proveniente da junção dos nomes de Anqing 安庆 e Huizhou 徽州, hoje conhecida como Huangshan 黄山. Ainda durante a Dinastia Qing, Anhui teve um papel muito importante no Movimento de Auto fortalecimento, movimento social de reformas políticas radicais iniciadas após os desastres das Guerras do Ópio, tornando-se uma das áreas com pensamento mais liberal e progressista, gerando grandes pensadores e figuras de influência como Chen Duxiu (1879-1942), fundador do PCCh e primeiro secretário-geral do partido entre 1921 e 1927.

Fonte: Wikipedia

Em 1938, Chiang Kai-shek (1887-1975), então presidente da República da China, destruiu as barragens do Rio Amarelo, no norte de Anhui, em uma tentativa de parar o avanço das tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial (1937-1945). Estima-se que entre 500.000 e 900.000 chineses morreram no incidente, junto com um número ainda hoje indeterminado de soldados japoneses.

Após o fim do conflito, a capital da província foi movida para Hefei 合肥, então uma pequena cidade, que passou a receber grandes investimentos para aceleração do crescimento, tornando-se uma das 25 maiores cidades da China em 2010.

Fonte: Wikipedia

Economia


Uma das taxas de crescimento mais rápidas na década de 90 foi a de Anhui e a província passou a ser parte da Zona Econômica do Delta do Rio Yangtze em 2010, a região mais rica da China, juntamente com Shanghai 上海, Zhejiang 浙江 e Jiangsu 江苏.

No âmbito do agronegócio, Anhui produz trigo e batata doce no norte da província e trigo e arroz na região sul. Já no campo dos recursos naturais, Anhui é produtora de ferro na região de 马鞍山, carvão em 淮南 e cobre em 铜陵.

No campo da indústria Anhui abriga um parque industrial altamente diversificado: a sede da montadora Chery fica na cidade de Wuhu 芜湖, além de plantas das maiores fabricantes de eletrodomésticos como Whirlpool, Haier, Hisense, Gree, Royalstar e Meling.


Fonte: Wikipedia - Vista panorâmica de Huangshan

Integrando a zona econômica mais poderosa da China, Anhui normalmente é a parte esquecida do Delta do Yangtze, eclipsada pela potência econômica de Shanghai, Zhejiang e Jiangsu. Em 2017, o PIB de Anhui era apenas metade das províncias vizinhas, mas de qualquer forma, a província apresenta um parque industrial dos mais diversos do país, uma rede de infraestrutura completa que, junto com a proximidade dos portos de Shanghai e Ningbo 宁波, torna a província uma excelente escolha para estabelecimento de indústrias com boa localização e custos mais baixos do que as regiões vizinhas.

103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Mengzi Road 757, 36th floor, Huangpu District, Shanghai, China PingAn Riverside Financial Center

上海市黄浦区蒙自路757号36楼平安滨江金融中心

 

contato@lantau.com.br

logo -01.png

© 2024 Lantau Business Answers

bottom of page