top of page
Buscar
  • Lantau

CANTON FAIR, a mais antiga feira de negócios.

Atualizado: 31 de jul. de 2023


Por mais de 70 anos, a feira de Cantão – Canton Fair serve como testemunha histórica do desenvolvimento do comércio exterior da China, registrando fielmente o ritmo de crescimento do país. A Exposição de Commodities de Exportação Chinesa foi estabelecida em Guangzhou na primavera de 1957.

Mais tarde, seu nome foi alterado para Feira de Commodities de Exportação Chinesa e Feira de Importação e Exportação da China, mas todos chamam Canton Fair. Na época, a cidade de Guangzhou ainda tinha 'Canton' como nome em inglês. Sob a política nacional de “comércio único” nas dinastias Ming e Qing, Cantão (Guangzhou) já foi o único porto de comércio exterior da China.

A intenção original do governo de realizar a Canton Fair era quebrar o bloqueio internacional e ganhar divisas valiosas para comprar suprimentos importantes. No início, a maioria das peças expostas eram matérias-primas. Aos poucos, a proporção de manufaturados passou de 20% no início da Feira, em 1957, para 85,6% em 1995. Atualmente mais de 90% são produtos manufaturados.

Em 1957, com a aprovação do Conselho de Estado, as empresas de comércio exterior da China realizaram duas Feiras de Commodities de Exportação da China na Primavera e no Outono em Guangzhou. A primeira sessão da Canton Fair foi realizada em 25 de abril de 1957, no China-Soviet Friendship Building, Guangzhou.

Canto Fair em 1957 . Fonte: Penang.china

Em 1958, o local foi transferido para o "Pavilhão de Exposições de Mercadorias de Exportação da China" no nº 2 da Qiaoguang Road. O volume de negócios das exportações ultrapassou os USD 100 milhões pela primeira vez, atingindo os USD 150 milhões.

Em 1959, o local foi transferido para o salão de exposições da Qiyi Road, cobrindo uma área de 40.000 metros quadrados, que é 2,7 vezes maior que a do Qiaoguang Road Exhibition Hall.

Em 1972, após a publicação do Comunicado Conjunto Sino-Americano, 42 empresários americanos foram convidados para a conferência na primavera de 1972. Esta foi a primeira vez que empresários americanos e chineses participaram da reunião após mais de 20 anos de Interrupção do comércio sino-americano.

Em 1974, pela terceira vez, foi transferido para o novo complexo da Canton Fair em Liuhua.

Em 1989, a duração da feira foi alterada de 20 dias para 15 dias.

Em 1993, o método de exposição coletiva realizou a reforma substantiva dos “grupos provinciais e municipais, de acordo com o estabelecimento do grupo”, o que mobilizou as autoridades comerciais locais e câmaras de comércio para participar da Canton Fair. O número de expositores aumentou de 1.472 para mais de 2.700.

Em 2000, a duração da Canton Fair foi alterada de 15 dias para 12 dias; o número de visitantes da conferência ultrapassou 100.000.

Na primavera de 2007, a 101ª Canton Fair montou uma área de exibição de importação para aumentar as funções de importação e abriu uma nova plataforma comercial para produtos de todo o mundo entrarem no mercado chinês.

No outono de 2008, a 104ª Canton Fair mudou-se para o Complexo Pazhou como um todo. Esta é a quarta realocação geral da Canton Fair.


Complexo atual da Canton Fair. Fonte: Penang.china

Em abril de 2023, na sessão da Primavera, a 133ª Canton Fair foi inaugurada no Guangzhou Canton Fair Complex 广交会展馆. A exibição foi em três fases com diferentes produtos, e cada fase teve duração de 5 dias.

  • Na fase 1 – entre os dias 15 a 19 de abril do corrente ano, foram apresentados eletroeletrônicos, eletrodomésticos, iluminação, veículos e acessórios, máquinas, TI- tecnologia, telecomunicação, ferramentas de ferragens, materiais de construção, produtos químicos, energia.

  • Na fase 2 – entre os dias 23 a 27 de abril foi possível encontrar utensílios de cozinha e de mesa, cerâmica em geral, artigos domésticos, produtos de higiene pessoal, relógios, instrumentos ópticos, brinquedos, presentes, brindes, decoração.

  • Na fase 3 – entre os dias 01 a 5 de maio produtos como vestuário feminino, masculino, infantil, esportivo, acessório de moda, matéria-prima têxtil, tecidos tapeçaria, sapatos, produtos de viagem e lazer, produtos de saúde.

A sessão de outono , neste ano, ocorrerá em 3 fases no período de:

  • Fase 1 – de 15 a 19 de outubro de 2023;

  • Fase 2 – de 23 a 27 de outubro de 2023 e

  • Fase 3 – de 30 de outubro a 04 de novembro de 2023.

Em todas as fases da Canton Fair de outono as categorias de produtos apresentados seguem a ordem da feira de abril.


História

O comércio na China havia, de fato, sido estabelecido no país já nos séculos VII e VIII, com a Rota da Seda trazendo persas e muçulmanos para o Reino do Meio em direção às cidades costeiras da China. No início de sua existência, Cantão era conhecida em todo o império como a “Cidade Provincial”, apesar de sua distância proposital da capital, Pequim. A região do sul da China estava consistentemente entre comerciantes persas e árabes e, no século XIII, o comércio de longa distância com o Oriente Médio estava tão estabelecido que comunidades muçulmanas autogovernadas foram estabelecidas em cidades selecionadas em toda a região.

No século XVII, as culturas muçulmanas abriram caminho para nações europeias mais fortes, que buscavam rotas comerciais para o Oriente em busca de sedas, especiarias e outros produtos. A Inglaterra e sua poderosa Companhia das Índias Orientais recorreram à China em busca de outro recurso natural, abundante e lucrativo: o chá. O ano de 1685 foi um ano marcante para as duas nações, pois a China viu a primeira chegada de navios comerciais britânicos da Companhia Britânica das Índias Orientais no Delta do Rio das Pérolas, no sul do país.

Com o tempo, as tensões decorrentes de regras estritas, falta de comércio recíproco e relações estagnadas entre os dois lados levaram ao colapso do monopólio da Companhia das Índias Orientais dentro das fronteiras da China. Em 1834, o livre comércio finalmente foi aberto na China e, nos anos seguintes, mais tratados permitiram a abertura de mais portos.

Chegando ao século XX, os estrangeiros foram autorizados a entrar nos portos e podiam interagir e se vestir como quisessem – uma novidade na história da China. As viagens eram permitidas dentro das cidades, e os estrangeiros construíram ferrovias e barcos conectando o comércio do norte ao sul.

A abertura ao livre comércio que começou em Cantão há dois séculos se espalhou pelo país, o que exigiu que a China estabelecesse uma alfândega nacional, bem como um ministério de relações exteriores. Finalmente, em 1978, as reformas econômicas levaram a China a buscar investimentos estrangeiros com o vigor que conhecemos hoje. Uma explosão na manufatura e produção, juntamente com o boom populacional da China e o apoio de seu governo, ajudaram a desenvolver uma economia comercial sem paralelo, onde plataformas como a Canton Fair se tornaram as maiores e mais populares de seu tipo.

Se você tiver interesse em participar da Canton Fair de outono entre em contato conosco, nós podemos de acompanhar.

 

Referência:





172 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page