top of page
Buscar
  • Lantau

Perfil China - Hebei 河北

Atualizado: 10 de ago. de 2023

No quarto artigo da nossa série “Perfil China”, vamos viajar para a província de Hebei 河北, no norte da China, que circunda as municipalidades de Beijing 北京 e Tianjin 天津.




Dados gerais

Hebei é a sexta província mais populosa da China com um total de 75 milhões de habitantes, segundo dados do departamento de estatísticas do governo chinês, e seu nome pode ser traduzido para “Norte do Rio”, pela sua localização ao norte do Rio Amarelo.

A capital da província é a cidade Shijiazhuang 石家庄 e é uma das regiões de maior diversidade topográfica do país, com vales, montanhas, rios e planícies. Hebei abriga grande parte da famosa Grande Muralha da China 长城 e atingiu um PIB de aproximadamente 617 bilhões de dólares em 2022.


Histórico


A presença humana na área que hoje é Hebei data entre 200.000 e 700.000 anos atrás, com a descoberta do Peking Man, uma subespécie do Homo Erectus, que viveu nas planícies da região.

Hebei foi dominada por inúmeras entidades distintas ao longo de sua história e sua proximidade com a capital Beijing 北京 acabou tornando a província palco de muitas batalhas e conflitos durante a tumultuosa história da China.

Durante o Período da Primavera e Outono (722 a.C - 476 a.C), a região foi dividida entre os reinos de Yan ao norte e Jin ao sul, para depois, durante o Warring States Period (403 a.C - 221 a.C), ter sua parte sul cedida ao reino de Zhao. Já durante as dinastias Qin e Han, Hebei seguiu mudando de mãos, sem nenhuma definição de quem governava a região de forma clara.


Fonte: Wikipédia.

Foi somente durante a Dinastia Tang (618-907) que o nome Hebei foi mencionado pela primeira vez, mas logo abandonado. A área ficou sob controle mongol durante muito tempo, mesmo com a presença da Grande Muralha, criada para manter os invasores do norte afastados, até ser completamente abandonada, junto com o restante do norte da China pela Dinastia Song (960-1279) em 1127.

Durante o governo mongol da Dinastia Yuan (1279-1368), a China começou a ser dividida em províncias, mas isso não incluiu Hebei, que permaneceu sob jurisdição direta da capital Dadu (atual Beijing).

As fronteiras atuais da província só foram criadas após a formação da República Popular em 01/10/1949 e hoje Hebei, junto com as municipalidades de Beijing e Tianjin, formam a área conhecida como Jing–Jin-Ji, região com 130 milhões de habitantes, seis vezes o tamanho da região metropolitana da cidade Nova Iorque.


Fonte: Wikipédia.

Economia


Hebei é uma das províncias mais fortes do agronegócio chinês, mas é marcada por ser a campeã nacional de produção de aço e ferro, ou seja, indústria siderúrgica. Vamos à lista das indústrias mais fortes da região:

  • Têxtil

  • Carvão

  • Aço

  • Ferro

  • Engenharia

  • Químicos

  • Petróleo

  • Energia

  • Cerâmica

Já no agronegócio, a província é responsável pela alimentação das populações de Beijing e Tianjin, com 40% de sua força de trabalho empregada no setor. Em termos de produção, Hebei produz diferentes tipos de cereais como trigo, milho, painço e sorgo. Algumas das chamadas cash crops também são produzidas aqui, como algodão, amendoins, soja e gergelim.

Condado de Fengning. Fonte: Wikipédia.

Um dos traços mais marcantes na província são seus abundantes recursos naturais, motivo pelo qual a indústria carvoeira é tão forte, com a primeira mina de carvão moderna da China estando localizada na província, a mina de Kailuan na cidade de Tangshan 唐山, ainda ativa e com produção anual de 20 milhões de toneladas cúbicas. Também encontramos grande minas de ferro em Handan 邯郸 e Qian’an 迁安, o que explica a força das indústrias de ferro e aço. A indústria siderúrgica é extremamente poluente, levando Hebei a enfrentar sérios problemas com a qualidade do ar.

Aqui também pode ser encontrado grande parte do North China Oilfield, movimentando a indústria petroleira.

O último destaque vai para Xiong’an 雄安 que fica na cidade de Baoding 保定. A área foi inaugurada em 2017 e já está atuando como centro de coordenação do desenvolvimento da área de Jing-Jin-Ji e, ao mesmo tempo, atraindo para si algumas funções consideradas não-essenciais de Beijing, diminuindo a pressão em cima da capital.

Hebei é uma região de lindas paisagens naturais e muita força nas indústrias mais pesadas, além de ser responsável pela alimentação da população da capital, um papel primordial no funcionamento da engrenagem chinesa.


Grande Muralha em Jinshanling Fonte: Wikipédia.

120 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page