Buscar
  • Lantau Brasil

YIWU o maior mercado atacadista do Mundo

Se a China é a fábrica do mundo, Yiwu International Trade City é o seu showroom.

Yiwu uma cidade de aproximadamente 1,2 milhões de habitantes, situada na província de Zhejiang, na região leste da China, famosa pelo seu grande mercado e por ser o principal centro fabril mundial de artigos de baixo custo. É considerada uma cidade-chave que liga as variadas economias locais da China aos mercados regionais e globais.


Em 2016, o Zhejiang China Commodities City Group, operadora estatal do mercado atacadista de Yiwu, deu um primeiro passo para internacionalizar as empresas ao estabelecer um mercado semelhante em Varsóvia, Polônia. Um serviço de trem de carga direto começou em 2017 ligando Yiwu a Londres ao longo de 12.000 km. Isto torna a segunda maior rota de transporte ferroviário de mercadorias no mundo após a Yiwu-Madrid railway line que se estende por 12.874 km. Poderíamos chamar de a nova Rota da Seda.

Com a guerra comercial entre Estados Unidos e China os comerciantes de Yiwu viram despencar suas vendas. Além disso, a pandemia enfraqueceu ainda mais um mercado que estava desacelerando. Nos anos anteriores, maio teria sido o início de um período agitado, quando compradores dos Estados Unidos e da Europa se aglomeram em Yiwu para fazer pedidos de produtos para o Natal , para o dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e esse ano não aconteceu.


O governo chinês também direcionou seus esforços e criou um grande centro logístico para facilitar as exportações, que são enviadas para o porto de Ningbo e assim enviadas mundo afora. Em outras épocas os atacadistas de Yiwu despachavam 1.000 containers de produtos todos os dias. Atualmente menos que a metade.

A grande esperança dos comerciantes são os compradores do Oriente Médio, que com as restrições de visitação para os Estados Unidos, após o ataque terrorista de 11 de setembro, encontraram em Yiwu a grande opção. Além destes, os negociantes da Europa e África são uma grande esperança ainda para este ano.


Yiwu é conhecida por seu grande mercado de "bugigangas" que alimentam os mercados de todo o mundo. O governo local ergueu um complexo de cinco andares, com 4 milhões de metros quadrados, com espaço suficiente para acomodar mais de 75.000 stands para comerciantes que oferecem inúmeros itens em 1.700 categorias. É possível encontrar desde guarda-chuva, decoração em geral, enfeites de Natal, bijuterias, brinquedos, roupas, artigos de papelaria até peças de motos.


Para enfrentar a pandemia mais de 2 milhões de micro, pequenas e médias empresas e o governo de Yiwu estão se esforçando para se adaptar e criar novos canais de comunicação, como compras em grupos, comércio eletrônico transfronteiriço e vendas por live streaming e assim aumentar suas vendas.


Resta saber o que nos aguarda à frente.


Referências:


https://www.scmp.com/business/companies/article/3011543/wholesale-traders-yiwu-rue-losses-us-tariffs-point-woeful


http://www.xinhuanet.com/english/2020-08/08/c_139275411.htm


https://www.scmp.com/economy/china-economy/article/3051626/coronavirus-worlds-largest-market-reopens-its-doors-foreign


#china #yiwu #shoppingmarket #mercadodecompras #lantau


6 visualizações
logo -01.png

Jianguo East Road, 343, B Tower, 18th floor, Huangpu District, Shanghai, China

Avenida Paulista, 2518 - Bela Vista, São Paulo - SP, Brasil

contato@lantau.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • Twitter

© 2023 por Lantau Business Answers