top of page
Buscar
  • Lantau

A era da Internet Industrial



Após o lançamento de sua rede 5G em outubro de 2019, a China se tornou pioneira mundial em plataformas e aplicativos de Internet orientados ao consumidor, e acredita-se que a Internet Industrial se tornará um novo mecanismo para a economia digital do país.


"A economia digital na China está caminhando para uma nova era, baseada em novas infraestruturas. Ela enfatiza os dados e contará com a Internet Industrial ao se desenvolver em um nível superior", segundo Pony Ma CEO da Tencent.


O conceito de “novas infraestruturas” surgiu em 2018 e foi aprimorado para incluir sete setores: infraestrutura 5G, energia de ultra alta tensão, ferrovias e transportes interurbanos de alta velocidade, estações de energia para veículos de energia nova, grandes data centers, inteligência artificial (AI) e internet industrial.


Algumas das maiores empresas de alta tecnologia da China, incluindo a Huawei Technologies e a Tencent Holdings, se uniram na busca de acelerar iniciativas relacionadas à Internet Industrial.


Essas empresas estabeleceram recentemente a União da Internet Industrial de Shenzhen, que visa ajudar a impulsionar o desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios para a era da Internet Industrial na cidade costeira do sul da China, que é frequentemente chamada Vale do Silício.


A Internet Industrial envolve a adoção mais ampla de aplicativos industriais avançados que aproveitam as redes sem fio de última geração, big data, AI e Internet das Coisas (IoT) para fins comerciais. Isso está de acordo com as ambições mais amplas da China de elevar suas indústrias na cadeia de valor e competir melhor globalmente em tecnologias emergentes, apelidada de Quarta Revolução Industrial.


"O desenvolvimento industrial da internet é uma estratégia nacional que exige a cooperação de diferentes partes", disse Wang Lixin, vice-prefeito de Shenzhen.


A formação de uma aliança de Internet Industrial ocorre quando Shenzhen se vê preso no fogo cruzado de uma guerra comercial e tecnológica entre EUA e China. Essa disputa se intensificou quando o governo dos EUA colocou a Huawei e outras empresas chinesas de alta tecnologia em uma lista negra por questões de segurança nacional, impedindo-as de comprar hardware, software e serviços de fornecedores americanos de alta tecnologia.

Os mais avançados esforços de alta tecnologia da China, de inteligência artificial (AI), drones, robótica e sistemas móveis 5G, estão sendo desenvolvidos em Shenzhen, que abriga empresas como Huawei, ZTE Corp, Tencent, DJI e BYD Co.


As novas infraestruturas e a internet industrial tornam os dados, algoritmos e poder de computação, acessíveis a todos e a todas as empresas pelo menor custo e maior eficiência.


Na 6ª Conferência Mundial da Internet, realizada na cidade fluvial de Wuzhen, no leste da China, na província de Zhejiang em outubro de 2019, Chen Zhaoxiong, vice-ministro da indústria e tecnologia da informação, disse que o desenvolvimento da Internet Industrial da China está em ritmo acelerado, com mais de 50 plataformas sendo estabelecidas. O número de aplicativos industriais atingiu mais de 1.950, cobrindo mais de 100 setores industriais.


"A internet industrial penetrou em muitos setores, como aços, infraestrutura, aeroespaciais e eletrodomésticos, que promoveram efetivamente a transformação digital da indústria de transformação. Isso está reduzindo custos e melhorando a eficiência, ajudando algumas empresas a aumentar a produtividade em 20%", segundo Chen Zhaoxiong.


Assim como a União da Internet Industrial formada por grandes empresas estabelecidas em Shenzhen, a província de Zhejiang tornou-se precursora no uso da Internet Industrial para capacitar sua indústria de transformação. Yuan Jiajun, governador de Zhejiang, disse que a província aprimorará ainda mais a capacidade de serviço das plataformas industriais da Internet para apoiar as empresas chinesas na utilização da tecnologia digital para facilitar a atualização e transformação do processo de fabricação.


As contribuições para a pesquisa e desenvolvimento globais de tecnologia móvel 5G provavelmente se tornarão aparentes à medida que essas redes de próxima geração forem lançadas em todo o mundo. Com taxas de dados de pico até 100 vezes mais rápidas que o 4G, o 5G servirá como "o tecido conjuntivo" para IoT, carros autônomos, cidades inteligentes e novas aplicações móveis - fornecendo a espinha dorsal da Internet Industrial, de acordo com um relatório recente da Deloitte.


Referências:



33 visualizações0 comentário
bottom of page