• Lantau

Arquitetura e Literatura Conectam com a Nova Geração de Livrarias Chinesas



Para um amante de livros, entrar em uma livraria é sempre emocionante, e torna a experiência absolutamente fascinante. Bibliotecas com imagens perfeitas, verdadeiras viagens no tempo, espaços cuidadosamente pensados para proporcionar sensação de aconchego com iluminação apropriada, recursos de espelhos que estende o espaço por reflexão têm surgido por todos os lados da China nos últimos anos. Você pode encontrar uma livraria ou biblioteca extravagante em praticamente todas as províncias do Reino do Meio.


Dujiangyan Zhongshuge livraria, localizada em Chengdu, possui escadas em espiral, arcos curvos e espelhos estrategicamente colocados. Essas características arquitetônicas trabalham em conjunto para criar a ilusão de um espaço semelhante ao retratado no Mundo Mágico de Escher do artista gráfico holandês Martius Cornelis Escher que desafia a gravidade.


As estantes foram inspiradas na história e topografia da região. “Mudamos a paisagem local para o espaço interno”, diz Li Xiang, fundadora da X + Living, escritório que projetou a livraria. “O projeto está localizado em uma região com uma longa história de desenvolvimento de conservação de água, portanto, na área principal, era possível ver a construção da barragem integrada nas estantes.”


Livraria Dujiangyan Zhongshuge em Chengdu

A rede de livrarias Zhongshuge ganhou destaque com a inauguração recente de uma unidade na cidade de Chongqing, e leva seus clientes a uma experiência de imersão pelo espaço, com a ajuda de espelhos, túneis e escadas.



Livraria Zhongshuge, em Chongqing
Livraria Zhongshuge, em Chongqing
Livraria Zhongshuge, em Chongqing
Livraria Zhongshuge, em Chongqing

A Biblioteca de Tianjin Binhai faz parte de um centro cultural com 33.700 m2, possui uma esfera branca central juntamente com as curvas e dobras das paredes que são espalhadas do chão ao teto com livros (ou papel de parede feito para se parecer com livros) tornam um lugar fantástico.

Biblioteca de Tianjin Binhai
Biblioteca de Tianjin Binhai
Biblioteca de Tianjin Binhai

Vista de uma nova livraria perto de West Lake, na cidade de Hangzhou, província de Zhejiang, no leste da China. A livraria possui um corredor em forma de arco e o uso de espelhos para criar forte efeito visual, semelhante às ondas brilhantes do Lago Oeste. O design não convencional da livraria atraiu muitos leitores e visitantes.



Livraria em Hangzhou
Livraria em Hangzhou

Livraria em Hangzhou

Segundo Li Xiang,”Eu não tento equilibrar significado histórico com motivos futuristas. Em vez disso, crio contradição. Embora alguns dos meus motivos sejam retirados da cultura tradicional, eles geralmente parecem vir do futuro porque eu uso estruturas enormes, como vigas arqueadas, para criar uma experiência que é avassaladora e surreal. A ideia é arrastá-lo para fora de sua vida normal por alguns momentos. Enquanto as pessoas se sentirem conectadas com o espaço, elas perceberão naturalmente os elementos culturais por trás do design”.



Sala de leitura infantil, livraria Chongqing
Sala de leitura infantil, livraria Chongqing

Sala de leitura infantil, livraria Chongqing
Sala de leitura infantil, livraria Chongqing

Na verdade poderia ficar descrevendo e mostrando mais de uma centena de livrarias e bibliotecas magníficas e surreais, espalhadas por toda a China, que sem dúvida mexem com o imaginário das pessoas. Só uma biblioteca tem esse poder de reunir pessoas em um ambiente pacífico de cultura. Além de trazerem as maiores obras-primas da humanidade, são elas mesmas verdadeiras obras de arte.

Quando você for à China, não se esqueça de visita-las.

Referências:


155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo