O projeto de energia eólica de 180 megawatts (MW) construído pela subsidiária da China General Nuclear Power Corporation (CGN) no Brasil - CGN Brasil Energia e Participações SA (CGN Brasil) -, teve seu início em 25 de novembro de 2021, em Tanque Novo, estado da Bahia, foi oficialmente colocado em operação maio de 2023, estabelecendo um novo marco para a cooperação em energia limpa entre China e Brasil e criando benefícios econômicos e sociais para a comunidade local.
O projeto introduziu com sucesso a cadeia industrial de turbinas eólicas chinesas no mercado brasileiro de novas energias, ao mesmo tempo em que apoiou a exportação de produtos de outras 24 empresas chinesas ao longo da cadeia industrial.
O projeto é o segundo greenfield construído pela CGN Brasil no país. Ele abrange 40 turbinas eólicas, todas fabricadas na China, e são as maiores do gênero na América do Sul. Espera-se que o projeto gere 720 milhões de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade anualmente, disponível para 430 mil domicílios brasileiros e redução de 650 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano e o equivalente ao reflorestamento de 1.800 hectares de floresta.
Segundo Jeronimo Rodriguez, governador do Estado da Bahia, em cerimônia em Salvador que comemorou a conclusão do projeto eólico Tanque Novo (TN), "Queremos e pleiteamos uma maior sinergia com os investimentos na área de ciência, tecnologia e inovação, para que possamos criar um ambiente para que o Brasil não só importe tecnologia chinesa, mas estabeleça uma parceria”.
O diretor de desenvolvimento da CGN Brasil, André Martini, comentou estar muito confiante na cooperação bilateral. O projeto TN combinou vantagens de ambos os países que estabeleceram turbinas eólicas na região semiárida do nordeste do Brasil, criaram quase 1.000 empregos, pagaram impostos e fizeram investimentos na localidade, e trouxeram tecnologias e produtos avançados da China.
"Temos uma parceria com comunidades locais em termos de programas sociais durante toda a construção do projeto. Queremos promover o desenvolvimento sustentável local que beneficie as comunidades e acreditamos que haverá um legado para as gerações futuras que vai além da geração de energia e do pagamento de impostos", disse Martini.
O "legado" se refere à Base de Educação em Novas Energias que a CGN Brasil construirá em Tanque Novo, que se concentrará principalmente em ciências da energia eólica e levará em conta a energia solar e outros conhecimentos científicos. Com uma área de exposição interna planejada de cerca de 1.000 metros quadrados, a base consistirá em um museu de ciências da nova energia, uma área de exibição física, um centro de vídeo e um salão de exposição, entre outros. A base também organizará atividades educacionais científicas com técnicos de parques eólicos.
Segundo o Embaixador Zhu Qingqiao, o projeto TN e a base educacional são exemplos vivos da transformação e atualização da cooperação acelerada entre a China e o Brasil, bem como da prática inovadora de empresas chinesas tomando a iniciativa de cumprir suas responsabilidades sociais e se integrar à sociedade brasileira.
Resultado da cooperação inovadora entre China e Brasil na área de energia, o projeto TN fornece energia limpa e contribui para o emprego no Brasil, ao mesmo tempo em que moderniza a indústria de transformação energética e energia eólica do país.
Segundo a CGN, a expectativa é que o projeto gere 720 milhões de quilowatts-hora de energia anualmente, disponível para 430 mil domicílios brasileiros, uma redução de 650 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano e o equivalente ao reflorestamento de 1.800 hectares de floresta.
Durante a construção do projeto, mais de 1.000 empregos foram gerados para a população local, o que contribuiu para o desenvolvimento econômico e social do país.
A CGN Brazil Energy Holdings Co. Ltd, como uma plataforma de investimento em geração de energia limpa da CGN no Brasil, agora tem oito parques eólicos e duas estações de energia solar em operação, com uma capacidade total instalada de 1.444,8 MW. É uma das 10 maiores fornecedoras de energia limpa do país.
Além de fornecer energia limpa e estável, a empresa também cumpre com suas responsabilidades sociais e contribui para o desenvolvimento econômico e social do país e para o intercâmbio cultural e a comunicação entre China e Brasil.
Referências:
Comentários