top of page
Buscar
  • Lantau

Perfil China - Liaoning 辽宁

Fonte: Wikipedia.

No episódio deste mês da série Perfil China voltamos ao nordeste chinês, região parte da grande região da Manchúria, especificamente na província de Liaoning, a mais rica dessa região que, assim como vimos no episódio sobre Jilin 吉林, enfrenta dificuldades para modernização do seu antigo parque industrial.

 

Dados gerais


Liaoning é a menor e a mais populosa província do nordeste chinês com 42,5 milhões de habitantes, região chamada de Dongbei 东北 em Mandarim. Com a costa mais ao norte da China, Liaoning está às margens do Mar Amarelo e também faz fronteira com a Coréia do Norte ao longo do Rio Yalu.

Sua capital Shenyang 沈阳 é um dos principais focos industriais da região, cidade com alta integração econômica ao porto de Dalian 大连, formando o eixo econômico principal da província.

O nome Liaoning vem do Rio Liao, que divide a província ao meio, e da palavra chinesa Ning, que significa paz.

 

Histórico

 

O território da moderna Liaoning foi conquistado pelo Estado de Yan em 300 a.C. e dividido em Liaoxi 辽西 e Liaodong 辽东, oeste e leste do Rio Liao respectivamente. Já nessa época uma série de incursões marítimas com fins diplomáticos e comerciais foram realizadas a partir da costa de Liaoning, deixando marcas expressivas e influências duradouras na cultura do nordeste da Ásia.

Fonte: Wikipedia.

O território foi anexado pelos estados de Xianbei da trip Murong e, consequentemente, caiu para os Goguryeo no ano 436. Liaoning foi subsequentemente anexada pelas Dinastias Tang 唐朝 (618-907), Bohai, Khitan Liao, Jurchen Jin e finalmente pelo Império Mongól no século XIII.

Em 1371 a Dinastia Ming 明朝 (1368-1644) tomou o território e construiu a Muralha de Liaodong entre 1442 e 1468 com o intuito de aumentar as defesas contra os Jianzhou Jurchens (futuramente conhecidos como Manchu). Essa muralha era basicamente uma versão simplificada da Grande Muralha da China, mas não conseguiu impedir que as tribos do norte invadissem Liaoning e os Jurchen conquistaram a província no século XVII.

         A Dinastia Jurchen, depois conhecida como Dinastia Qing (1644-1912), teve sua capital estabelecida em vários pontos da moderna Liaoning antes de conquistar Beijing 北京 em 1644.

         A gestão Manchu foi igualmente responsável pelo massacre da população Han no início da ocupação, bem como pelas posteriores políticas de incentivo de migração Han do sul para o norte da China, principalmente vindos da região de Shandong 山东. Por conta dessas políticas, a maioria da atual população Han 汉族 de Liaoning traz suas origens de Shandong e hoje representa mais de 80% da população.

Durante os conflitos Russo Japoneses em 1904-1905, muitas batalhas ocorreram em Liaoning, com destaque para a Batalha de Mukden que foi, até aquele ponto, a maior batalha da história. As turbulências seguiram, assim como no resto da China, até o fim da Guerra Civil Chinesa em 1949 e a província de Liaoning foi oficializada na sua forma atual em 1954.

Skyline de Dalian. Fonte: Wikipedia.

Economia

 

Liaoning, assim como foi visto no artigo que cobriu a região de Jilin, foi uma das primeiras províncias da China a se industrializar, primeiro sob a ocupação japonesa e posteriormente durante as décadas de 50 e 60. Um dos exemplos é a cidade Anshan, que se tornou uma das maiores produtoras de ferro e aço do país.

A dependência na indústria pesada, bem como a defasagem tecnológica de um parque industrial cada vez mais antigo, tem sido desafios enfrentados pelo nordeste chinês como um todo, embora Liaoning tenha uma economia mais dinâmica quando comparada com as outras duas províncias Jilin e Heilongjiang 黑龙江, com um PIB de 2,39 bilhões de Yuan em 2017 segundo dados do Governo Chinês, ficando da 14ª posição no ranking nacional.

Suas principais indústrias são:

●     Petroquímica;

●     Metalurgia;

●     Telecomunicações;

●     Maquinário pesado.

Liaoning segue sendo uma importante fornecedora de matéria prima para o restante do país com grandes complexos de extração de minérios, gás e petróleo. Pelo lado da produção industrial, a província é dependente do elo Shenyang-Dalian, suas principais cidades e parques industriais, responsáveis pelo escoamento de grande parte de sua produção interna.

Embora sofrendo com as limitações e dificuldades macro enfrentadas pela região de Dongbei como um todo, Liaoning conseguiu construir uma economia mais dinâmica, aproveitar seu litoral para escoamento da produção e implementar medidas para modernização de suas indústrias através do programa para revitalização do nordeste do governo central.

10 visualizações0 comentário
bottom of page