top of page
Buscar
  • Lantau

Perfil China - Shaanxi 陕西

Atualizado: 22 de jun.


De volta ao noroeste chinês, após o artigo sobre Qinghai 青海, o assunto deste episódio da série Perfil China é a província de Shaanxi. Com uma população de 37 milhões de habitantes, Shaanxi é o coração do noroeste chinês e sua capital, Xi’an 西安, é a mais antiga das quatro grandes antigas capitais (Beijing 北京, Nanjing 南京 e Luoyang 洛阳).

A província é geograficamente dividida em três regiões: o norte faz parte do planalto de Ordos, região similar as paisagens da Mongólia Interior, o centro, onde vive a maioria da população, se situa na bacia do Rio Wei, e o sul é uma região montanhosa aos pés da cordilheira Qinling.


História


Junto com Henan 河南 e Shanxi 山西, Shaanxi é considerada um dos berços da civilização chinesa, que floresceu às margens do Rio Amarelo e, portanto, tem uma importância histórica substancial. Treze dinastias feudais estabeleceram suas capitais na região ao longo de mais de 1100 anos, em um período que englobou da Dinastia Zhou 周朝 (1046-256 a.C.) até Tang 唐朝 (618-907 d.C.).

Xi’an, atual capital provincial, era uma das pontas da antiga Rota da Seda, que ligava a China à Europa e à Península Arábica.

Por sua localização na parte oeste do território chinês, Shaanxi foi palco de inúmeras disputas territoriais por uma fronteira que foi movida frequentemente ao longo da história.

Fonte: Wikipedia.

Shaanxi foi oficializada como província em 1376, durante a Dinastia Ming 明朝 (1368-1644), e seu território incluía as atuais províncias de Gansu 甘肃, Ningxia 宁夏 e parte de Qinghai, fazendo da região a porta de entrada do país para os estrangeiros. Essa movimentação de pessoas tornou Xi’an uma cidade rica e próspera, palco de uma diversidade cultural notável para os padrões da época.

Já na história moderna, a cidade de Yan’an 延安, no norte de Shaanxi, foi o ponto final da Grande Marcha de Mao Zedong 毛泽东 (1893-1976) e tornou-se o quartel-general das forças comunistas durante a ocupação japonesa e parte da Guerra Civil Chinesa (1945-1949) que se seguiu com o fim da Segunda Guerra Mundial (1937-1945).

Guerreiros de Xian. Fonte: Wikipedia.

Economia


Até a metade do século XIX, Shaanxi foi forte nas exportações de peles de animais, vinhos, licores e ervas para perfumaria, muitas vendidas como especiarias em lugares distantes como a Europa. Na mesma época, uma forte indústria de empréstimos financeiros se formou, conectada às indústrias de Guangdong 广东, já sob influência de forças estrangeiras, principalmente inglesas, após as guerras do ópio (1839-1842 e 1856-1860).

Após a formação da República Popular da China em 1949 e as subsequentes reformas de Deng Xiaoping 邓小平 (1904-1997) durante a década de 80, Shaanxi se tornou a terceira maior produtora de combustíveis fósseis da China, com produções de carvão, gás natural e petróleo, indústria forte até os dias de hoje.

Monte Huangshan. Fonte: Wikipedia.

O segundo pilar da economia local está na indústria de aviação. Com a maioria das instituições de ensino e pesquisa do noroeste e 50% do orçamento nacional em P&D do setor, Shaanxi se tornou líder nas indústrias aeronáutica e aeroespacial.

Hoje com um PIB de 3,2 trilhões de yuans, dados de 2022 segundo o Statista, Shaanxi é a potência do noroeste chinês, região que recebe muita atenção do governo com políticas de aceleração do desenvolvimento econômico local, já possuindo sete zonas especiais de desenvolvimento tecnológico e econômico, uma delas já abordada em outro artigo no blog da Lantau, e com potencial para investimentos elevado aos profissionais dos setores mencionados anteriormente.


21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page