top of page
Buscar
  • Lantau

Shenzhen e seus mercados de produtos eletrônicos.

Atualizado: 10 de ago. de 2023


Huaqiang Electronic World Fonte: Ruizhi Sourcing

Shenzhen considerada o “Vale do Silício” do oriente um lugar para a inovação, praticamente um “Eldorado Tecnológico” para os mais jovens profissionais e grandes empresários do país.

Quem visita Shenzhen, não imagina que mais de 10 mil empresas de tecnologia possuem suas sedes instaladas na cidade. Lá também é o berço de gigantes do mercado como a Huawei, segunda maior produtora mundial de telefones inteligentes e líder de redes de telecomunicações, a Tencent, empresa de tecnologia criadora do WeChat, o WhatsApp chinês, a DJI maior fabricante de drones do mundo, a fabricante de smartphones ZTE entre outras.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre alguns dos mercados existentes na cidade e suas especialidades.

Uma parte da cidade de Shenzhen é conhecida como o “Paraíso dos dispositivos”. Não são só os gadgets que você encontra nos diferentes mercados, mas produtos eletrônicos, acessórios e peças de reposição, moda, comida etc..

Todos os anos, milhões de comerciantes e fornecedores de eletrônicos de todo o mundo vêm a Shenzhen , no distrito de Huaqiangbei, para fazer negócios, sejam eles da América do Norte, Europa, América do Sul, Oriente Médio, Turquia, Índia e outros.





Qual é a história por trás de Huaqiangbei?

O North Guangdong Arsenal foi transferido para Shenzhen em 1979, e sua nova fábrica em Shenzhen foi chamada de “Huaqiang”, uma palavra chinesa que significa “China poderosa”. Uma estrada perto da fábrica é chamada de “Estrada Huaqiang”, e foi daí que surgiu o nome “Huaqiangbei”, que significa a Estrada Huaqiang Norte.

Alguns anos depois, Ma Fuyuan, presidente do Grupo SEG, fundou em Shezhen o SEG Electronics Market dentro do SEG Industrial Development Building.

Enquanto isso, a fábrica de Huaqiang foi transferida para outro local, e as fábricas vazias de Huaqiang foram transformadas em um mercado eletrônico de 60.000 metros quadrados.

Depois disso, o Edifício SEG Industrial Development foi demolido e reconstruído no SEG Plaza, que tem mais de 70 andares e uma área comercial de até 160.000 metros quadrados.

Com a ajuda da SEG e Huaqiang, dezenas de mercados surgiram em Huaqiangbei, e a indústria eletrônica se espalhou por lá completamente.

Como as instalações da fábrica foram convertidas em prédios de escritórios e a Huaqiang North Road se tornou um importante distrito comercial, toda a área manteve sua especialização em eletrônicos.

Mais de 20 shopping centers estão localizados na área de Huaqiangbei, que se expande por mais de 70 milhões m2 da área de negócios.


Mercados de eletrônicos região de HuaQiangBei para visitar

1. Huaqiang Electronic World

Este mercado foi inaugurado em julho de 1998 como mercado profissional de TI e eletrônicos de Huaqiang. Além disso, a área de 45.000 m2 e possui quase 3.000 lojas, onde trabalham cerca de 20.000 funcionários.

O mercado enfrenta um fluxo de clientes de quase 100.000 visitantes, tornando-o um dos mercados de eletrônicos Huaqiangbei mais procurados. Além disso, recebe um alto faturamento anual de mais de 25 milhões de Yuan.

Existem quatro andares neste mercado. Por exemplo, o primeiro andar é procurado por componentes eletrônicos. Ao mesmo tempo, o segundo andar oferece um centro de montagem de dispositivos, peças de reposição e outros acessórios. O terceiro andar reparo de computadores usados e no quarto andar computadores de mesa e telefones celulares.


SEG Plaza Fonte: Wikipedia

2. SEG Electronic Market.

A praça do edifício SEG tem quase 70 andares e também é o segundo edifício mais alto de Shenzhen. Este arranha-céu de 355 metros de comprimento está localizado na Huaqiang North Road, distrito de Futian. O mercado fornecedor de eletroeletrônicos SEG está alocado do 1º ao 10º andar do edifício.

Esta praça do mercado eletrônico de Huaqiangbei tem quase 3.000 lojas. Além disso, existem inúmeras lojas estabelecidas de marcas mundialmente famosas, como IBM, ACER, COMPAQ, EPSON, NEC, Lenovo, Kingsound e PHILIPS.

Os produtos eletrônicos mais populares de Shenzhen que você pode encontrar aqui incluem:

● Produtos eletrônicos digitais e seus componentes.

● Telefones celulares e tablets.

● Laptops e computadores de mesa.

● Chips e cabos.

● GPS e produtos de segurança.

● Câmeras e gravador de voz.

● Placas SSD e Hardware.

● Acessórios para celular e computador.

● Rastreadores de fitness e smartwatches.


3. Mercado de Comunicação SEG.

O mercado de comunicações SEG é, sem dúvida, o maior mercado atacadista de produtos relacionados à comunicação em Shenzhen. Abrange quatro edifícios, SEG Industry Mansion, SEG Kangle Mansion, SEG Economic Mansion e Baohua Mansion.

Aqui você encontra:

● Telefones celulares e rádio.

● Equipamento de vigilância.

● GPS e controle de acesso.

● Segurança no trânsito.

● Equipamentos à prova de fogo e de segurança.

● Gerenciamento de estacionamento.

● Cabos, filmes de tela de celular, acessórios de celular.

● Outros dispositivos de comunicação.


Além destes mercados é possível encontrar mais uns 10 mercados todos relacionados a produtos eletrônicos e acessórios, audiovisual, telefones celulares, aplicações digitais, produtos de multimídia.

Todos estes mercados vendem atacado e varejo e em muitos deles é possível negociar diretamente com o fabricante. Nem todos os fornecedores falam inglês e algumas vezes é necessário alguém que fale mandarim para ajudar na negociação.

Depois de finalizar a negociação com o vendedor, é hora de pagar. Pagamentos online – Wechat ou Alipay- são preferíveis a pagamentos em dinheiro.

As oportunidades são infinitas, podem ir desde a compra de produtos, para distribuir no Brasil, até a fabricação e desenvolvimento de novos produtos em solo chinês, usufruindo do know-how tecnológico disponível no distrito de Huaqiangbei que sem dúvida é o que muitos ao redor do mundo estão fazendo.

 

Fontes:







1.626 visualizações1 comentário

1 Comment


Unknown member
Sep 03, 2023

Fiz 2 compras uma dia 19 de junho outra 21 d junho ja foi pago e ate hoje nao recebi os produtos e nem o rembolso !!!???

Like
bottom of page